Bom, uma vez que o blog é meu espaço para expor as minhas idéias, aqui vai uma espécie de monólogo então. Eu me informo sobre comida tem um tempo já, na verdade desde que sai da casa dos meus pais. O que começou como uma curiosidade acabou me levando para caminhos completamente novos, inclusive redefinindo meu futuro profissional. Hoje eu enxergo a comida de uma forma completamente diferente. E existe muito blá blá blá em torno dos alimentos, vide terem transformado o glúten em um vilão. E muitos outros componentes dos alimentos - carboidratos, gorduras e uma infinidade de heróis e vilões. E o prazer de comer, alguém lembra ai? Da diversidade que existe de frutas, verduras, hortaliças, grãos, frutos secos, que estão a disposição, existe mesmo um único jeito certo de comer? Se eu não comer goji berries minha alimentação está incompleta? E a única fonte de ferro é o feijão? Para ter "sustância" tem que comer tanta carne assim? 

Primeiro eu digo que tá tudo errado quando não se vê mais o alimento em si, mas sim o que ele representa. Exemplo: tomar suco de laranja pela vitamina C e não porque gosta de suco de laranja. Eu acho uma idiotice enxergar o componente dos alimentos, e não eles como um todo. E isso é muito comum na forma como a sociedade se alimenta, contando componentes, e dependendo do caso, calorias. Errado. 

Eu moro em uma cidade com um número considerável de pessoas acima do peso, e eu acho que isso é algo mundial. Culpa de quem? Da indústria de alimentos. Os alimentos industrializados nunca irão se comparar ao que pode ser preparado em casa, com ingredientes de verdade. 
Se você for fazer uma sopa de legumes, nunca será comparada com a sopa de legumes em pó. Não importa o que diga a embalagem. Não importa que a embalagem diga zero gorduras trans, ou agora que está na moda, sem glúten. A indústria tenta nos manipular sim, e se joga criando produtos que não são comida de verdade e que tenham slogans do momento: "Zero gorduras trans" ,"Com mais Omega 3", "Sem glúten", "Mais cálcio", "Mais vitaminas" e na verdade o que se ingere são um monte de produtos químicos e uma comida altamente processada. E o marketing dessas empresas te faz acreditar que ela está cuidando de você, porque você é uma pessoa muito ocupada, não tem tempo para cozinhar, é só colocar a gororoba química que ela prepara no microondas e tá tudo pronto. 

Depois é só mandar a conta do hospital para a sede da grande corporação, que ajudou a colocar você lá. 

Por isso eu estou aqui fazendo a minha parte e dizendo que não. Que a indústria está errada. Que pode se preparar uma comida de verdade, deliciosa, fresca e sem perder muito tempo. Eu quero dar ao blog o seu sentido original, um lugar de troca de informações, de receitas com quem aparece por aqui. :) 


Então vamos dar início a esse projeto, que vai sambar na cara da indústria de alimentos!!

Um almoço delicioso! Demorei em torno de 40 minutos pra fazer tudo...
A quantidade depende muito do número de pessoas, e meu objetivo principal não é passar receitas para se seguir a risca, mas algo que seja inspirador e que possa ser feito no dia a dia, uma refeição rápida.

Peixe, salada de abobrinha e ervilha torta, creme de abóbora e suco de abacaxi com hortelã

Tempere o peixe (eu usei tilápia) ao seu gosto e leve ao forno, não muito quente, porque enquanto ele assa você prepara o resto. O meu estava ajustado em 150°C. Como eu faço muitos pães, consigo fazer bread crumbs* e fica muito gostoso colocar por cima do peixe.

Enquanto isso,  descasque um pedaço de abóbora, corte em cubos grandes e leve ao fogo com água para cozinhar. 

Coloque um pouco de água para esquentar em uma panela baixa, se for uma frigideira com tampa é perfeito. Corte as pontas da ervilha torta e a abobrinha em cubos médios. Quando a água começar a ferver, coloque a ervilha torta e cozinhe até ficar al dente.

Enquanto a ervilha cozinha corte um pão em cubinhos, se for amanhecido ainda melhor! 

Quando a ervilha terminar de cozinhar, escorra, retire da panela e reserve. Volte a panela para o fogo e quando ela secar coloque azeite de oliva e despeje ali o pão cortado, algumas sementes de abóbora e azeitonas. Fique de olho, mexendo vez que outra e deixando tudo produzir um aroma fantástico! Quando o pão ficar crocante, retire tudo da panela e reserve. Volte a panela para o fogo, coloque um pouco mais de azeite de oliva e a abobrinha e a ervilha torta, tempere a gosto. Refogue até ficar douradinho. Quando estiver no ponto, desligue e incorpore a mistura de pães. Bom a salda está pronta, o peixe no forno e a abóbora cozinhando. Dá para fazer o suco, que é muito simples, só bater no liquidificador abacaxi, água e hortelã.

Verifique o ponto do peixe, se estiver pronto desligue. A abóbora já deve estar bem macia, escorra a água e se tiver uma processador manual use agora para fazer o creme. Se não tiver compre! Eles deixam a vida na cozinha mais prática e rápida, o meu creme ficou pronto em menos de um minuto. Se não tiver o processador, amasse manualmente. Provavelmente vai ficar com uma textura mais de purê, sendo delicioso igual ;)
Tempere o creme a gosto, com sal, pimenta e alguma erva fresca se quiser, acredito que tomilho vai muito bem ai. 

Uma refeição completa, fácil, deliciosa e rápida! Bon appétit!

*bread crumbs: pegue um pão amanhecido, corte em cubos, passe no azeite de oliva e leve ao forno por 15 minutos a 200°C. Quando ele ficar crocante e dourado retire e amasse com um rolo de abrir massa. Fica tipo uma farinha de rosca com moagem bem grossa.

1 comentários:

  1. Parabéns, é isso aí... Isso mesmo, nossa saúde depende do que nós comemos, as pessoas acabam esquecendo disso no dia a dia, mas é sempre bom lembrar!! Bjkas bom domingo sem conservantes!!!

    ResponderExcluir