Finalmente eu consegui reproduzir as panquecas gordinhas e fofinhas que perambulavam pela minha imaginação há algum tempo. 


Depois de algumas tentativas, tendo como resultado panquecas mirradinhas, eu finalmente descobri o segredo. A massa tem que ficar mais grossa, menos líquida. A textura da massa deve ser como de bolinho de chuva, na verdade o sabor eu achei bem parecido com bolinho de chuva, mas com a vantagem de não ser frito!  


Elas são muito fáceis, com ingredientes que normalmente temos em casa. 
Aproveite para fazer em um dia que você estiver com tempo livre. Porque essas panquecas com uma xícara de café merecem todo tempo do mundo para serem aproveitadas.


Os morangos podem ser divinamente substituídos por banana frita e uma canelinha por cima. 

Panqueca
(retirado do livro Apples for Jam, da Tessa Kiros)

Você vai precisa de...
1 1/2 col. de sopa de açúcar
1 ovo
Algumas gotas de extrato de baunilha
1 1/2 col. de sopa de manteiga derretida
1 xíc. de farinha
1 col. de chá de fermento em pó
1/2 xíc. de leite
manteiga, para fritar

Para fazer...
Misture o açúcar, o ovo e o extrato de baunilha até ficar com a textura um pouco espumosa. Adicione a manteiga derretida e misture. Depois, adicione a farinha e o fermento. Misture um pouquinho, então coloque o leite e mexa até obter uma massa cremosa e grossa.
Derreta um pouquinho de manteiga em uma frigideira. Vá colocando a massa utilizando colheres de sopa, uma colher de sopa por panqueca, se for fazer mai de uma ao mesmo tempo tenha  cuidado de manter espaço entre elas, para não grudarem. Frite em fogo médio até que bolhas de ar apareçam na superfície, e a base esteja dourada. Este é o momento de virar para fritar o outro lado, quando então o outro lado também estiver dourado, retire da panela da panela com a espátula. Prepara o restante da massa dessa forma, adicionando mais manteiga na frigideira se necessário. Aproveite e coma imediatamente, enquanto elas ainda estão quentinhas!

Minha calda de morangos...
Aproveite a frigideira que fritou as panquecas, enquanto ela ainda estiver quente, e coloque alguns morangos cortados ao meio e um pouco de açúcar. Deixe o açúcar derreter e os morangos ficarem macios. O ponto do morango fica por sua conta, se quiser mais macio, se desmanchando é só deixar um pouco a mais.
E...
...manda bala que fica uma delícia! :)

Segundo o livro essa receita rende 20 panquecas, mas como as minhas são gorduchas, rendeu menos.

1 comentários:

  1. Nem mesmo nos melhores hotéis encontro um café da manhã destes!

    André

    ResponderExcluir