Há alguns posts, mais precisamente nesse aqui, eu comentei que estava doida pra comer um pão de milho específico. Bom eu fiz o tal do pão e ficou d i v i n o! Ficou tão bom que eu resolvi compartilhar a receita e dar um empurrãozinho em quem ficou com preguiça de fazer. Também pra comentar o seguinte [dai que entra a questão de eu achar que tenho algo a acrescentar]: a receita comenta em dois pães de forma, mas você pode fazer ele em um formato mais arredondado também, fica rústico e igualmente gostoso. Foi assim que eu fiz e a prova tá ai embaixo nas fotos, ó: 



Como eu fiz: na segunda fermentação, ao invés de deixar o pão fermentar na forma para pão coloque-o em uma tigela, nem muito grande, nem muito pequena. Forre a tigela com um pano, polvilhe farinha, coloque a massa em formato de bola para fermentar. Quando passar o tempo de fermentação, transfira o pão cuidadosamente para a assadeira, faça os cortes e leve ao forno. Facinho. 



Pão de forma de milho semi-integral

Ingredientes:


225g de farinha de milho fina 
125g de farinha de trigo integral 
275g de farinha de trigo (se for ogânica melhor, pois ela ajuda a fazer um pão mais gostoso)
12g de sal
60g de açúcar cristal
20g de fermento ativo fresco
275ml de água
40ml de leite integral
60g de manteiga sem sal
1 ovo extra-grande 
1 colh. (chá) de sementes de erva-doce


1- Pré-aqueça o forno a 250ºC. Junte as farinhas, o açúcar e o sal em uma tigela e misture. Esfarele o fermento com as pontas dos dedos e junte-o à farinha. Junte a água, o leite, a manteiga e o ovo e sove à mão ou na batedeira planetária com gancho por 12 minutos em velocidade. No fim da sova, quando a massa estiver elástica mais ainda bastante úmida, incorpore as sementes de erva-doce. 

2- Coloque a massa em uma superfície enfarinhada, forme uma bola e volte-a à tigela enfarinhada, cobrindo com um pano e deixando fermentar por 1h30 min.

3- Coloque a massa numa superfície enfarinhada, puxe as bordas para o centro, afundando para retirar o ar e forme uma bola. Divida em duas partes, forme bolas e deixe descansar por 5 minutos.

4- Abra as bolas de massa e molde. Unte as formas com manteiga e coloque os pães ali, cobrindo com um pano e deixando fermentar por mais 1 hora.

5- Coloque os pães no forno e abaixe a temperatura para 200ºC. Asse por 30 minutos ou até que estejam dourado-escuros. Desenforme e deixe esfriar sobre uma grade. Para mantê-los frescos por 1 semana ou mais, feche-os em sacos plásticos, como os pães industriais.

Rende 2 pães médios               
                                                            ***    

E agora vamos compartilhar assuntos legais de gente talentosa. Dando uma olhada básica hoje nos blogs que acompanho diariamente eu descobri um trabalho bacanérrimo de um fotógrafo, Jordan Matter. Ele fotografou bailarinos fazendo coisas normais que fazemos no nosso dia-dia, porém com super poses que só pessoas que têm horas e horas de treino e muita dedicação conseguem fazer. Algumas poses chegam a ser surreais. Eu acho balé lindo, admiro quem se dedica, porque não deve ser um mundo fácil e de glamour. Imagino que deve ser doloroso, tanto na parte física como emocional. 
É demais ver a habilidade que o corpo humano pode ganhar. As fotos são bem humoradas e cheias de vida e movimento. Se você tiver cinco minutinhos ai de bobeira na internet vale a pena conferir. Apenas clique aqui

Divirta-se e encante-se!

Aqui vai uma foto muito sensacional desse trabalho, pra ficar com gostinho de quero mais. Inclusive essa foto foi escolhida para ser a capa do livro.    

Foto: Jordan Matter
       

0 comentários:

Postar um comentário