Sabe que eu acabei conhecendo um pouco mais de mim olhando para os meus avós. 
Explico. 
Meu avô, pai da minha mãe, faz a linha "sendo independente e fazendo as coisas por mim". Tanto é que ele certa vez construiu uma casa para si (mãe me corrige se eu estiver enganada), se ele não construiu a casa toda eu sei que boa parte da casa foi ele que fez. Quando fiz uma visita lá da última vez, aqui nesse post, aparecem umas mãos descascando aipim (também conhecida como mandioca), que são dele e da minha mãe, ele colheu especialmente para minha mãe. Fora um monte de outras coisas que ele faz além de casas e colher aipim.
E minha vó, mãe do meu pai, tem um bichinho de baixo da saia que nunca pára quieta. Gente, ela está sempre envolvida fazendo alguma coisa. Sempre. É a última pessoa a sentar na mesa na hora das refeições, enquanto todo mundo não estiver com o prato servido [e bem servido] ela não senta. E depois tem disposição pra servir sobremesa e fazer um cafezinho.

Junta a vontade de fazer tudo do meu avô com a inquietação da vó, dá nisso: eu pra cima e pra baixo fazendo alguma coisa, descobrindo e pesquisando as coisas. E o cara da vez é o iogurte. Ficou tão gostoso! Tanto que domingo já fiz pela segunda vez. Acompanhado de frutas e mel...nham nham. 

Coisas de família né gente.



A receita é muito, muito fácil. Mas é fundamental ter um termômetro, para tirar a temperatura do leite com precisão.   

Iogurte

1 litro de leite (indico o Leitíssimo, por achar um leite de qualidade. Eu não ganho um tostão por essa indicação, eu acho de verdade o melhor leite)
1/4 de xícara (60g) de iogurte natural (prefira um mais natural possível, sem amidos e conservadores para você ter um iogurte de qualidade)

1- Esterilizar um recipiente*
2- Aquecer o leite a 82°C, assim que atingir essa temperatura retirar do fogo.
3- Quando a temperatura atingir 45°C misturar o iogurte. Coloque a mistura no recipiente esterilizado e cubra. 
4- Ponha o iogurte em um lugar morno de 10 a 12 horas. (Eu enrolo meu recipiente em uma toalha e deixo dentro de uma tigela). Quanto mais fermentar mais azedinha vai ficar. Coloque na geladeira e deixe gelar por umas 3hs antes de mandar bala.

Depois você pode guardar um pouquinho do seu iogurte para o próximo que fizer.
Consumir em até dez dias.

*como eu esterilizo meu recipiente: coloco água fervendo até o topo e deixo cinco minutos. Depois retiro a água e coloco ele no forno até secar, a 200°C. 

0 comentários:

Postar um comentário