Já diria a minha família: eu trago o frio para Porto Alegre. E gente, não é que eles estão certos. É só eu colocar o pé na cidade, pronto, tirem os casacos do armário. Pelo menos estou matando a saudade de usar tricot, e a estação inverno está fazendo certo sentido existir, porque em Macaé é calor nos 365 dias do ano. Só dá uma dorzinha no coração babar pelos tricots, casaquinhos, botinhas e saber que não adianta comprar, porque eu não preciso usar. Me imaginar de botas andando faceira pelas ruas de Macaé é hilário, uma vez que o calçado oficial é a Havaianas e as rasteirinhas. Porém quando dá o mínimo chuvisco eu me atrevo em colocar botas, e depois me arrependo, pois passo calor ¬¬ .  Mas a dor no coração some até eu ver o preço das botas! Essa é a parte boa!

Hoje tive o enorme prazer de passar a tarde comendo esse delicioso bolo de maçã, com cafezinho, altos papos e altas risadas com a minha querida amiga Thays.
Esse bolo é fácil de fazer, uma vez que você tenha deixado a manteiga em temperatura ambiente mesmo, molinha sabe. Se não tem grandes chances de dar errado (como aconteceu na minha primeira tentativa, porque com o frio a manteiga não amoleceu. Tive que colocar uns minutos no forno enquanto ele aquecia. Aqueci a manteiga na forma em que fiz o bolo mesmo, dai já aproveitei e untei-a com o pouquinho que derreteu). Todo o problema é que quando a manteiga não esta amolecida o açúcar e os ovos não incorporam, se tornando em um grande desastre, fazendo com que você solte um sonoro: AH NÃO! Desandou!
Fazer na batedeira ajuda um bocado também.

BOLO DE MAÇÃ
(retirado do site da Martha Stewart)

Ingredientes:
- 1 xíc. de farinha de trigo
- 1 col. (chá) de fermento
- 1 col. (chá) de sal
- 113g de manteiga, sem sal, em temperatura ambiente
- 1 1/3 xíc. de açúcar
- 2 ovos, levemente batidos
- 1 col. (chá) de canela
suco de meio limão siciliano
3 a 4 maçãs

(1) Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte uma forma, não muito grande, com manteiga.
(2) Numa tigela misture a farinha, o fermento e o sal. Na tigela da batedeira combine a manteiga e 1 xíc. de açúcar, até ficar um creme claro e fofo. Coloque os ovos [eu coloquei um de cada vez]. Adicione a mistura da farinha. Após tudo misturar bem coloque a massa na forma.
(3) Em outra tigela misturar 1/3 xíc. de açúcar e a canela, adicionar o suco de meio limão. Tire a casca das maçãs e corte-as em fatias finas [eu não tirei a casca das minhas], arrume as fatias por cima do bolo, uma após a outra, fazendo tipo colunas de fatiazinhas. Pressione-as levemente na massa.
(4) Asse por 45 minutos, ou até que esteja lindamente dourado por cima [pra mim levou uns minutinhos a mais...] Espere esfriar de 10 a 15 minutos antes de servir.

Só tenho a dizer que esse bolo morninho com um café é demais. Se estiver em boa companhia então, xuxu beleza!



2 comentários:

  1. garet post)
    so pretty pics!! kisses!


    Angela Donava
    http://www.lookbooks.fr/

    ResponderExcluir
  2. Receitinha mara... Não me canso de fazer! Tá aí a dica! Delícia 🍎🍥

    ResponderExcluir